Conhecimento no Meio-Oeste: Videira recebe II Jornada de Processo Civil, Trabalhista, Previdenciário e de Família da OAB/SC

20/09/2019 - Geral

WhatsApp Image 2019-09-20 at 10.24.00.jpeg

Apesar da chuva forte, a segunda edição da Jornada de Processo Civil, Trabalhista, Previdenciário e de Família da OAB/SC começou com auditório cheio, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), na noite desta quinta-feira (19), em Videira.

A primeira etapa do projeto que visa discutir as esferas do Direito Processual em âmbito previdenciário, civil, trabalhista e de família aconteceu em Camboriú e até o final de 2019 uma terceira etapa deve ocorrer na cidade de São Miguel do Oeste. A premissa é promover cursos e capacitações para além da seccional, ou das principais cidades de Santa Catarina, e levar conhecimentos a todas as subseções catarinenses. Em Videira, a programação segue até sexta-feira (20) e compreende as subseções das cidades de Caçador, Campos Novos, Curitibanos, Fraiburgo, Joaçaba e Videira.

Segundo o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, a Jornada de Processo representa muito bem os pilares da atual gestão, que são: gestão, eficiência, inovação e inclusividade, implementados através da conexão de todos os braços e órgãos que participam da OAB/SC. “Momentos como estes são possíveis quando conseguimos conectar muitas pessoas e instituições em prol de um bem comum, que é, hoje, a propagação do conhecimento jurídico de qualidade e, principalmente, um conhecimento que nós conseguimos propagar em todos os cantos de Santa Catarina”, comemorou.
Em seu pronunciamento ele ainda agradeceu o apoio de todas as Comissões Estaduais envolvidas na organização da jornada, o engajamento das subseções das cidades desta segunda etapa do evento, a Escola Superior da Advocacia (ESA) pelo desenvolvimento dos cursos, os palestrantes do evento, a Unoesc por ceder o auditório e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC) pela parceria em todos os projetos.

De acordo com a presidente da CAASC, Claúdia Prudêncio, o apoio da CAASC na Jornada é baseado, assim como o presidente Horn mencionou, em uma das bases da gestão da OAB/SC, que é conhecimento para todos os advogados e advogadas catarinenses. “Hoje é uma grande satisfação para a CAASC poder oportunizar, junto com a OAB, cursos desta magnitude para que eventos sejam realizados com o máximo de qualidade. Nós queremos construir sempre mais para a nossa advocacia, para os nossos acadêmicos de Direito, por isso todo evento que pudermos participar, nós estaremos lá”, afirma.

O coordenador-geral das Comissões, Pedro Miranda de Oliveira, quem assina a coordenação pedagógica da Jornada, salientou que o intuito do projeto é que em todas as regiões do Estado seja possível a realização de grandes eventos como esse que se inicia em Videira. “Nós não vamos deixar de realizar cursos e congressos nas grandes cidades, ou abandonar as subseções maiores, mas queremos que o conhecimento possa chegar a todos os advogados em todas as subseções de Santa Catarina. Esperamos ir a todos os rincões desse Estado”, diz ele.


Programação

A primeira palestra da noite foi conduzida pelo advogado, professor e secretário-geral da OAB/SC, Eduardo Mello e Souza (UFSC) e Ricardo Zart, com o tema “Impactos do Novo CPC na Advocacia”. Na sequência, a palestra “Atuação da Advocacia no Primeiro Grau” foi ministrada por Jociane Machiavelli (Uniarp) e Marcus Abreu Sampaio (PUC-SP). Finalizaram a noite, Fábio Monnerat (PUC-SP) e Jean Carlos Machado (UNC), com a palestra “Impactos do Sistema de Precedentes na Advocacia”.
Nesta sexta feira (20), as discussões seguem com “Atuação da Advocacia no Processo Trabalhista”, com os especialistas Márcia Coser Petri (Unoesc) e Roberto Ziemann (Unoesc). Na sequência é a vez de “Atuação da Advocacia na Execução Civil”, com Edgar Galilheti (UNC) e Marcus Motter Borges (UFSC). Logo após, “Técnicas para Obtenção da Tutela Provisória”, com Douglas Dal Monte (PUC-SP) e Isabela Medeiros (Cesusc). Para finalizar, “Impactos da Reforma da Previdência na Advocacia” será a palestra de Jorge Mazera (ESA-SC) e Taciana Dias Flores (ESA-SC).

Durante a tarde as discussões são retomadas com “Atuação da Advocacia nas Ações de Família”, com a participação de Fernanda Sell Goulart (Univali), Magda Cristiane Detsch da Silva (Unoesc) e Marilu Pohlenz (Unoesc). Logo depois, “Atuação da Advocacia nas Ações de Dano Moral”, com Paulo Magalhães Nasser (PUC-SP) e Valéria Machado (Unoesc). Ainda “Impactos da Tecnologia na Atuação da Advocacia”, com Guilherme Peres de Oliveira (PUC-Rio) e Joice Flores de Matias (Uniarp). E “Atuação da Advocacia nos Tribunais”, com Bruno Garcia Redondo (PUC-Rio), Gedson Pagnussatt (Uniarp) e Pedro Miranda de Oliveira (PUC-SP).

Assessoria de Comunicação da OAB/SC

  • WhatsApp Image 2019-09-20 at 10.24.24.jpeg

  • WhatsApp Image 2019-09-20 at 10.24.23 (1).jpeg

  • WhatsApp Image 2019-09-20 at 10.24.23.jpeg


Últimas notícias