Escolhida pelo CFOAB, Florianópolis vai sediar II Conferência Nacional de Arbitragem

24/06/2019 - Geral

Fachada.jpg

A OAB/SC teve sua candidatura selecionada pelo Conselho Federal da OAB, que comunicou a decisão à Seccional há poucos dias. A proposta havia sido levada pelo presidente Rafael Horn no último dia 10 de junho, em agenda institucional em Brasília.

Horn defendeu a candidatura de Santa Catarina no plenário da Sede do Conselho Federal e expôs à diretoria e aos conselheiros nacionais porque Florianópolis é o local mais indicado do país para sediar o evento que ocorrerá no primeiro semestre de 2021.

“A OAB/SC foi a primeira Seccional do Brasil a criar a Comissão de Dispute Board, por exemplo. Trata-se de uma modalidade de solução de controvérsias de forma extrajudicial, promovendo também a prevenção de litígios e buscando resoluções céleres e eficazes para todas as partes. Dispute Board é uma modalidade ainda menos conhecida. Reconhecemos a importância da mediação e da conciliação na busca de soluções de diferentes conflitos. Temos essa compreensão de gestão, de que é necessário investir em novos processos, especializar a advocacia para buscar a satisfação das necessidades do seu cliente considerando não apenas as questões técnicas, mas também o seu contexto econômico-social, inclusive como forma de dar sustentabilidade à profissão”, comemorou Horn.

Também foram levados em consideração itens como apresentação da cidade, indicações da rede hoteleira para abrigar os visitantes, infraestrutura e malha aérea, opções de lazer e gastronomia, e ainda orçamento estimado e viabilidade de patrocínios.

O presidente da Seccional catarinense também destacou a expectativa para a segunda edição do evento. “O grande benefício está na mudança da cultura do litígio em favor da conciliação, com certeza um novo nicho de mercado. Com certeza será um grande evento para destacar ainda mais a atuação da OAB/SC e inserir a capital catarinense na vanguarda da arbitragem brasileira e internacional“, enfatizou.

A primeira edição do evento aconteceu em São Paulo e reuniu cerca de 400 participantes. Além da II Conferência Nacional de Arbitragem, o CFOAB também abriu edital para inscrição das Seccionais outros nove eventos em 2019, 2020 e 2021.

Assessoria de Comunicação da OAB/SC


Últimas notícias