OAB/SC e Corecon discutem importância de pareceres técnicos em ações judiciais

20/04/2018 - Geral

OABSC e Corecon.jpg

O presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas e o presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB/SC, Pedro Cascaes Neto, receberam nesta quinta (19) representantes do Conselho Regional de Economia de Santa Catarina (Corecon). 

A agenda com o presidente do Corecon SC, Alexandre Flores; com o coordenador do Núcleo de Perícia do Conselho, André Koerich; e com o membro do mesmo Núcleo, João Cascaes, ocorreu para tratar de um serviço oferecido pelos economistas e muito utilizado em procedimentos judiciais: pareceres técnicos econômicos e financeiros.

A intenção é incentivar que os advogados e advogadas busquem profissionais economistas para embasar as ações propostas ou em andamento, além de estreitar os laços de parceria entre as duas entidades representativas de classe.

A perícia cível, basicamente, consiste na elaboração e emissão de laudos e pareceres, tanto judiciais como extrajudiciais. Trabalhos técnicos, que podem auxiliar no julgamento do mérito das ações pelos magistrados, em qualquer esfera da justiça. Já no âmbito administrativo, tais documentos avaliam, por exemplo, perdas econômicas e financeiras decorrentes de conflitos de origem contratuais, e podem ser solicitados por pessoas físicas ou jurídicas.

Na avaliação do presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB/SC, Pedro Cascaes Neto, a reunião foi produtiva porque vem ao encontro das necessidades de duas categorias profissionais importantes e interligadas. “O Direito de Empresa é umbilicalmente ligado ao trabalho desempenhado pelos Economistas, e conhecer as atividades destes profissionais é muito importante, afinal, a Ciência Econômica é abrangente, multidisciplinar e pode colaborar sobremaneira com o exercício da advocacia empresarial”, explicou.

Assessoria de Comunicação da OAB/SC


Últimas notícias