OAB/SC firma parceria com a Chevening para garantir mestrado à advocacia catarinense no Reino Unido

18/10/2019 - Geral

1.jpg

Na manhã desta sexta-feira (18), a OAB/SC deu mais um passo importante para capacitar os advogados e advogadas catarinenses. Por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA/SC), a Seccional firmou convênio com a Chevening Scholarships, programa educacional global do Governo Britânico, para garantir aos profissionais bolsas de especialização em universidades do Reino Unido. A formalização da parceria ocorreu durante reunião entre o secretário-geral da Seccional, Eduardo de Mello e Souza; a coordenadora da ESA, Beatriz Kowalski; e o representante da Chevening no Brasil, James Edward Phillips.

Disponíveis em mais de 160 países, as bolsas financiam mestrados em qualquer área e universidade do Reino Unido, composto pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A iniciativa é financiada pelo Foreign and Commonwealth Office (FCO) e organizações parceiras.

Para o secretário-geral da OAB/SC, o professor Eduardo de Mello e Souza, a iniciativa compõe todo um sistema de incentivo à advocacia especializada, que a OAB vem implementando há quase sete anos, com pós-graduações, cursos on line e agora bolsas de estudo no exterior. “Em agosto firmamos o convênio com a Syracuse University com bolsas de 50%. Agora, com a Chevening, conseguimos 100% (incluindo estadia, seguro saúde e alimentação), sendo que a parceria poderá ser renovada todos os anos”, observou. 

Já a coordenadora da ESA/SC, Beatriz Kowalski, afirmou que, embora pouco divulgado no Estado, o projeto é uma iniciativa valiosa para a advocacia catarinense. “Em parceria inédita, desejamos difundir o programa de bolsas e incentivar a inscrição da advocacia catarinense, que está sempre na busca por maior aprimoramento e capacitação para o futuro”, disse.

O representante da Chevening no Brasil, James Edward Phillips, também se mostrou animado em conhecer a Seccional e com a parceria: “Viemos a Santa Catarina especialmente para divulgar o Programa Chevening e captar talentos. Diante do nosso objetivo, acreditamos que a OAB/SC, com 50 Subseções por todo o Estado, terá papel fundamental na difusão desta oportunidade única”, afirmou.

Benefícios e histórico

O Chevening cobre os custos de ensino integral (tuition free) — há limite de £18,000 para MBAs—, ajuda de custo de valor fixo de subsistência (para um indivíduo), passagem de ida e volta para o Reino Unido, seguro de saúde e auxílios extras para gastos essenciais, incluindo visto.

O Programa Chevening foi iniciado em 1983 e tornou-se referência por conta da concessão de bolsas de estudos. A rede está presente em mais de 160 países e já atendeu mais de 50 mil pessoas no mundo, das quais 1.800 são brasileiras. 

Como se inscrever?

Os interessados em participar do programa devem se inscrever até o dia 5 de novembro, na página da Chevening. A escolha dos participantes se dará por meio de processo seletivo, que ocorrerá entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020.

Após a seleção, no mês seguinte, os candidatos passarão por entrevista e os resultados serão divulgados em junho de 2020. Os cursos estão previstos para iniciarem em setembro e outubro do próximo ano e têm previsão de duração de 12 meses. Mais informações sobre o programa e a Chevening podem ser obtidas no site www.chevening.org.

Assessoria de Comunicação da OAB/SC


Últimas notícias