OAB/SC sediará abertura da 23ª Semana Jurídica do Curso de Direito da UFSC

16/10/2019 - Geral

SemJur Banner.png

O ‘start’ da 23ª Semana Jurídica do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será dado na OAB/SC. No próximo dia 28, a Seccional sediará a abertura e a primeira palestra do evento ‘Mulheres e o Mundo Jurídico: Desafios da Carreira e Violação de Direitos’. Realizada por meio do Centro Acadêmico XI de Fevereiro (Caxif), a iniciativa ocorrerá até o dia 31. O objetivo é promover debates de interesse dos acadêmicos e da advocacia em geral.

De acordo com o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC, Arthur Bobsin, a ideia de realizar a abertura do evento na OAB/SC é estratégica, uma vez que os acadêmicos poderão ter mais conhecimento sobre como funciona a entidade que irá representá-los. “O nosso objetivo é quebrar barreiras e juntar a estrutura acadêmica da advocacia, composta pela parte de estudo, doutrinas e palestras, com o cotidiano e vivência da profissão. Por isso, queremos trazê-los para dentro da instituição e mostrar que a Casa também é deles”, disse o dirigente, ao salientar que a Seccional também preza pelo aprimoramento do ensino jurídico.

A presidente do Caxif, Marcela Matheus, também reforçou a importância da Seccional sediar a abertura do evento. “A OAB/SC é uma extensão significativa e uma instituição presente durante e depois da graduação para os acadêmicos. Por esse motivo, acreditamos e consideramos ser importante a 23ª Semana Jurídica do Curso de Direito ter início na Casa”, observou a presidente, ao acrescentar que o projeto tem como objetivo fomentar a pesquisa na universidade e enaltecer as atividades de pesquisa e extensão voltadas ao Direito.

‘Mulheres e o Mundo Jurídico’

A apresentação ‘Mulheres e o Mundo Jurídico: Desafios da Carreira e Violação de Direitos’ será a primeira palestra da Semana e, para falar sobre a temática, o Caxif convidou nomes de ‘peso’ e que vão surpreender o público presente. Quem falará sobre o assunto serão representantes das mulheres no Direito e na advocacia — a desembargadora Maria de Lourdes Leiria, a juíza Carla Fernanda Fritsch Martins e a advogada Ana Cristina Ferro Blasi. 

Sobre as palestrantes, Maria de Lourdes Leiria é desembargadora e presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Doutora em Direito pela Universidad Del Museo Social Argentino (UMSA), de Buenos Aires, tendo defendido a tese ‘Assédio sexual laboral, reflexos para a saúde do trabalhador e o reconhecimento como agente causador de doenças do trabalho’. Já Carla Fernanda Fritsch Martins é juíza federal da 1ª Vara da Justiça Federal em Itajaí, graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em Direito Ambiental pela UFRGS e pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Atua na magistratura federal desde 2013 e, atualmente, compõe a comissão AJUFE Mulheres, criada para estudar e incentivar a representatividade feminina no Poder Judiciário Federal.

Ana Cristina Ferro Blasi é advogada, graduada em Direito pela UFSC e Mestra pela mesma instituição. Foi secretária-geral da OAB/SC de 2013 a 2015 e exerceu o cargo de Juíza Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) de 2015 a 2017, oportunidade em que se tornou mentora da campanha ‘Mulheres na Política – Elas podem, o Brasil precisa’, lançada pelo órgão.

Mais detalhes

Após o debate de abertura na OAB/SC, as apresentações dos grupos de pesquisa e extensão do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC (CCJ/UFSC) serão inauguradas pelo Grupo de Pesquisa em Constitucionalismo Político (GConst), com a palestra intitulada ‘Frankenstein e a Vanguarda Moral’, na qual o professor e pesquisador no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC (CFH/UFSC), Alessandro Pinzani, abordará a temática ‘neoconstitucionalismo’.

A abertura da 23ª Semana Jurídica do Curso de Direito ocorrerá no dia 28, a partir das 19h, no auditório Túlio César Gondim. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas aqui. As vagas são limitadas. Mais informações sobre a programação do evento podem ser encontradas na página do Facebook ‘Semana Jurídica Direito UFSC’.

Assessoria de Comunicação da OAB/SC


Últimas notícias